fbpx

Regulamento do curso de Auxiliar Veterinária

Um auxiliar veterinário desempenha um papel crucial no suporte aos veterinários no tratamento e cuidado de animais. O auxiliar de veterinário é o profissional responsável por cuidar dos animais sob a supervisão de um médico veterinário, tendo como principais atividades o auxílio em cirurgias e procedimentos, além de apoio nas técnicas aplicas nos animais.

De acordo com a Resolução nº 1.260, de 28 de fevereiro de 2019, publicada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), entende-se como auxiliar de veterinário a pessoa contratada para apoio às atividades em Medicina Veterinária sob a orientação e supervisão permanente do profissional médico-veterinário. Contemplado entre as ocupações constantes da Classificação Brasileira de Ocupações […]

De forma complementar, a Resolução 1.260/2019 delimita a atuação dos auxiliares de médico-veterinário, sendo a pessoa contratada para o apoio às atividades em Medicina Veterinária e sob a orientação e supervisão constante de médico-veterinário.

O regulamento, em seu artigo 2º, traz um rol com 41 itens das atividades que podem ser desempenhadas pelo auxiliar. Entre elas:

– aferir temperatura e pressão arterial;

– auxiliar na coleta de exames, em primeiros socorros e em intubações de animais;

– fazer curativos já prescritos; realizar tricotomia (raspagem de pelos) e assepsia;

– preparar o animal e os instrumentos para procedimentos;

– realizar a contenção física do animal, segundo métodos ética e tecnicamente adequados para a espécie, porte e condição física do animal;

– administrar a higiene e a reposição de material.

Os conteúdos exemplificados só podem ser ministrados por médicos-veterinários com inscrição regular no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de sua atuação. A norma define a carga horária mínima de 120 horas para os conteúdos e em sistema de ensino presencial.

Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), requer-se para o auxiliar veterinário, ensino médio incompleto, sendo então facultativo à entidade promotora do curso requerer seu cadastro perante o CRMV.

Benefícios de se tornar um auxiliar veterinário

 

Optar por se tornar um auxiliar veterinário pode trazer uma série de benefícios tanto pessoais quanto profissionais.

Primeiramente, essa profissão permite que você trabalhe diretamente com animais, realizando um trabalho que é gratificante e significativo. Você terá a oportunidade de fazer a diferença na vida dos animais e de seus donos, proporcionando cuidados e suporte essenciais.

Além disso, um curso de auxiliar veterinário oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades valiosas, que podem ser aplicadas em várias áreas da medicina veterinária. Isso pode abrir portas para progressão na carreira e oportunidades de especialização futuras.

Outro benefício de se tornar um auxiliar veterinário é a demanda contínua por profissionais nessa área. Com o aumento do número de animais de estimação e a crescente conscientização sobre o bem-estar animal, a necessidade de serviços veterinários de qualidade está em constante crescimento. Isso significa que há uma ampla gama de oportunidades de emprego disponíveis para auxiliares veterinários qualificados.

Qual a diferença entre o técnico e o auxiliar de veterinário?

O técnico veterinário possui formação técnica, de nível médio, e atua como apoio ao médico veterinário. Pelo fato de não serem médicos, não podem realizar diagnósticos ou intervenções cirúrgicas sem a presença do médico veterinário. O auxiliar veterinário possui formação complementar báscia na área e por isso só atua sob a supervisão de um médico veterinário, realizando diversas tarefas.

Base legal do nosso certificado

Todos os certificados emitidos pela NovaNett seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a cursos de educação profissional de nível básico. Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

Em resumo, fazer um curso de auxiliar veterinário é uma escolha que pode libertar sua carreira e permitir que você desempenhe um papel significativo no cuidado e bem-estar dos animais. Além de adquirir conhecimentos e habilidades valiosas, um curso de auxiliar veterinário oferece uma variedade de oportunidades de carreira.

NOVANETT PIEDADE

Rua Comandador Parada, 65
Centro - Piedade/SP
novanettpiedade@hotmail.com
(15)33443192
(15) 996465289

NOVANETT MAIRINQUE

Rua Dr. Paulo Ferraz Braga, 114
Centro – Mairinque/SP
novanettmairinque@hotmail.com
(11) 47083229
(11) 975025760

TOP