Cuidador de Idosos

Cuidador de Idosos

O curso de cuidador de idosos capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem em acompanhamentos particulares.

Descrição

A formação do cuidador de idosos propiciará a preparação dos profissionais que querem como atividade de trabalho o cuidar. Esta é uma prática cada vez mais exigida e que requer a qualificação que vai além da dimensão do mercado de trabalho, pois envolvem questões como a ética, respeito, conhecimento técnico, carinho e zelo.

O papel do Cuidador de Idosos é ser capacitado para atender e acolher o idoso em espaços hospitalares, domiciliares, casas de repouso e inclusive em atuar em equipes multidisciplinares.

Este curso visa fornecer uma capacitação profissional, propondo-se a qualificar capazes de realizar atividades de Cuidador de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e ações pertinentes as demandas comunitárias, bem como suprir a carência profissional.

cuidador de idosos

O curso de cuidador de idosos, ao contrário do que o senso comum indica, não é recomendado apenas para profissionais da área da saúde. O curso pode ser feito por pessoas vinculadas ou não a essa área. No geral, ele pode ser feito tanto para fins profissionais, visto que é um setor que está em plena expansão, quanto para fins pessoais, como é o caso de quem tem familiares idosos e não quer pagar por esse tipo de serviço. Não há uma exigência de escolaridade, mas recomenda-se que se tenha certo perfil psicológico compatível com a função, pois cuidar de idosos, como se sabe, não é algo fácil.

cuidador de idosos

O mercado de trabalho para cuidadores de idosos está em alta, sobretudo, se se considerar os estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam para um crescimento populacional brasileiro em ritmo acelerado.

Nesse contexto, nota-se que além das vagas já existentes, há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área. Os cuidadores de idosos podem trabalhar em casas de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do serviço domiciliar. Nesse último caso, pode-se trabalhar em tempo integral ou mediante escala.

O salário inicial de um cuidador de idosos qualificado pode variar bastante de acordo com a jornada de trabalho exercida. Em muitos casos, os cuidadores que trabalham mediante escala de 12 x 36h podem garantir salários entre 700 a 1000 reais. Já os profissionais que se dispõe a cumprir jornadas integrais, dormindo na casa dos idosos, chegam a garantir salários que variam entre 2000 a 3000 reais, fora os benefícios que são oferecidos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Apresentação e Introdução
  • Envelhecimento Humano
  • Ética e políticas referente ao cuidador
  • Relações Interpessoais (Comunicação Verbal e Não Verbal)
  • Saúde na Terceira Idade
  • Doenças da velhice
  • Vacinação do Idoso
  • Arrumação do leito, higiene, alimentação.
  • Mobilidade, posicionamento, quedas
  • Convívio com dificuldades, deficiência e incapacidade
  • Autonomia e autoestima do idoso
  • Atividades

 

Carga horária: 90h/aula
Prática/Estágio: 30h/aula

Está animado em fazer o curso de Cuidador de Idosos?
Deixe seu contato ligamos pra você!







Unidade mais próxima:
PiedadeMairinque

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.